Sobre o Evento

O Grupo Local de Usuários de PHP do Rio de Janeiro (PHP Rio) está promovendo a primeira conferência de PHP no estado. Um evento com um dia de duração, composto por palestras voltadas à comunidade que utiliza a linguagem PHP como ferramenta de trabalho e/ou aprendizagem. Se realizará no evento também o PHP TestFest, um projeto que acontece ao redor do mundo, porém inédito no Rio de Janeiro. Tal projeto visa aumentar a cobertura de código da suíte de testes da própria linguagem PHP. Mais informações sobre este projeto podem ser encontradas aqui.

Público Alvo

O público alvo do evento é primeiramente os profissionais em busca do aperfeiçoamento de seus conhecimentos na linguagem, seguidos de demais interessados em iniciar uma carreira ou simplesmente ter um contato maior com o PHP. O foco está na apresentação de frameworks PHP com uma abordagem amigável para iniciantes da linguagem.

Realização

O evento será realizado no auditório do Instituto Infnet, Rio de Janeiro, no dia 03 de Julho de 2009 das 18 as 22h. Entrada gratuita !

Atrações

Keynote "Suíte de Aplicativos Horde"

Jan Schneider começou a programar em PHP quando a versão 3.0.8 era a última e melhor, no inverno de 1999. Desde então tem trabalhado com dezenas de websites e aplicativos escritos em PHP, de pequenas soluções caseiras até projetos de software complexos como o Webmail IMP.

Jan se tornou um desenvolvedor do core do Horde em 2001 e atualmente trabalha no desenvolvimento de todos os módulos desse projeto. O projeto Horde está entre os maiores projetos de PHP em todo mundo, e provê o software de código aberto Horde Application Framework e uma grande quantidade de aplicativos desenvolvidos com ele.


Um site com a sua cara

Nada é mais horrível que entregar um projeto com cara de CMS e descobrir que ele tem a cara de uma determinada ferramenta ou se parece com o site de outras empresas. Uma grande virtude do Drupal é seu poder de customização sem muitas voltas, principalmente nos temas.

Pedro faria é entusiasta de belas soluções para a internet, vem trabalhando com desenvolvimento web desde 2001 e colaborando com a comunidade de Drupal no Brasil e no exterior.

Smarty

André Luiz Pinheiro é atualmente sócio proprietário de uma empresa de consultoria e criação de sistemas on-line utilizando PHP com MYSQL e SMARTY. Analista Desenvolvedor Sênior da Unimed Federação do Rio de Janeiro, sendo responsável pela manutenção e evolução dos sistemas online corporativos e de acesso público.

Há duas semanas faz parte do grupo de desenvolvedores do projeto Smarty 3.0, apresentando, testando e desenvolvendo soluções para a nova versão do framework.

CodeIgniter

Ubiratan Braga é Analista Web Pleno, tendo trabalhado em agências web como Addcomm e instituições financeiras com tecnologias como C#, .NET, PHP, ASP, MySQl, SQL Server, PostgreSQL. Acumulou experiências com equipes de desenvolvimento web utilizando padrões web. Atualmente se diverte desenvolvendo soluções web em uma grande empresa de Seguros de Vida.

Realmente é frustrante quando você se depara com um código bagunçado e
desorganizado que precisa fazer manutenção ou então precisa desenvolver código e que não quer reiventar a roda. Uma das grandes vantagens do uso de frameworks é a total separação entre código e design deixando seu código organizado e limpo. Apresentando a lógica, a metodologia e as vantagens de uso, fica dificil programar do "zero" depois que vocÊ experimenta.

PHP TestFest 2009

PHP Test FestO PHP TestFest é um evento que visa melhorar a cobertura de código da suite de testes do core do PHP. Como parte do evento, grupos de usuários locais (UG) são convidados a participar.

Para participar é importante trazer notebook com um checkout do repositório do PHP Rio, checkout do PHP 5.3 ou HEAD e cliente SVN instalado.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento ou aqui.

Organização

Apoio